A proposta deste subprojeto é inserida como parte do Projeto Institucional da Universidade Estadual de Goiás (UEG) da cidade de Anápolis, Goiás. O objetivo principal é fomentar a formação docente dos licenciandos em Matemática da Unidade Universitária de Iporá através da parceria com a escola campo.
Os cursos de Licenciatura em Matemática vivenciam diversos problemas, tais como: a concepção de professor conteudista tendo como manual de aula apenas o livro didático; a ideia do aluno como agente passivo e individual no processo de aprendizagem; a utilização mecanicista na forma de avaliar; a dissociação da teoria à prática; a desarticulação entre os conteúdos matemáticos com a realidade cotidiana do aluno; o distanciamento entre as instituições de formação de professores e as escolas da educação básica; dentre outros. Os problemas citados desencadeiam resultados lastimáveis no ensino de matemática, como mostra os indicadores do PISA, ENEM e IDEB.
O conhecimento matemático adquirido na escola acaba sendo pouco ou nada relevante para os alunos, não se tornando uma ferramenta para sua atividade, reflexão e desempenho em seus contextos de vida. As instituições escolares não estão conseguindo alavancar nos alunos o prazer de se aprender. Assim, as práticas pedagógicas e didáticas dos professores assumem uma função essencial, despertar o desejo de aprender nos alunos, estabelecendo melhores relações com a matemática.
Site: https://pibidmatuegipora.wixsite.com/revista01
Coordenação: Claudimary Moreira Silva Oliveira E-mail: clau.moreira@ueg.br |
SUBPROJETO DE MATEMÁTICA