A universalização da educação básica é uma conquista importante das últimas décadas. O acesso a educação tem sido garantido, contudo, são inúmeros os desafios para a realização de uma educação inclusiva e com qualidade social. As constantes e rápidas transformações ocorridas em todos os setores da sociedade e, em especial, nos meios de comunicação cria a ideia de uma sociedade cada vez mais globalizada e supostamente homogênea. No entanto, presenciamos problemas de relacionamento sérios e preocupantes na sociedade com reflexos na escola tais como a intolerância, o etnocentrismo, preconceito e violência.
Diante da realidade vivenciada, principalmente com as experiências realizadas por meio das atividades de estágio supervisionado nas escolas campo, identificamos a dificuldade de os professores lidarem com situações relacionadas à problemática social, cultural e étnica que acabam gerando várias formas de conflitos no interior das escolas. A resposta a essas situações por vezes são também numa perspectiva homogeneizadora e tradicional reforçando situações de preconceitos e violência. A proposta apresentada neste subprojeto de História da UEG/Iporá visa além de atender o edital do PIBID 011/2012 propor ações que estejam vinculadas à necessidade da escola campo e ao mesmo tempo desenvolver estratégias e reflexões que contribuam na melhor formação dos licenciandos em história.
Coordenação: Maria Geralda de Almeida Moreira E-mail: maria.geralda@ueg.br |