A proposta do subprojeto de Geografia da UEG/Iporá, para atender o edital do PIBID, tem por objetivo propor ações que estejam vinculadas à necessidade da escola-campo e ao mesmo tempo desenvolver estratégias e reflexões que contribuam na melhor formação dos graduandos em licenciatura de geografia da unidade universitária.
Por melhor formação entende-se que o professor iniciante de geografia deve, no decorrer do curso, desenvolver habilidades e adquirir competências específicas de um bom professor: domínio de conteúdo, flexibilidade em métodos de ensino, capacidade de lidar com novas tecnologias em sala de aula, capacidade de trabalhar em equipe e respeitar as diferenças, entre outras. No caso do ensino de geografia espera-se que um bom professor no ensino básico saiba compreender e utilizar, em momentos adequados no processo de ensino-aprendizagem, as categorias de análise geográficas: espaço, lugar, região, território, escala geográfica e escala cartográfica, globalização e redes, natureza (natural ou artificial).
Coordenação: Paula Junqueira da Silva Rezende E-mail: paula.junqueira@ueg.br |